Rubens Donizete, o Rubinho,, conquistou na Australia o título que ainda não tinha em sua carreira: o de campeão mundial. Com 45 anos de idade, em seu primeiro ano na máster, conquistou recentemente dois grandiosos titulos, o de campeão Pan-americano de mountain bike na Costa Rica e agora o título mundial de cross country olímpico, fato inédito para o Brasil, já que Henrique Avancini foi campeão mundial de maratona.
Rubinho iniciou sua carreira em 1997, quando deixou a profissão de pedreiro para a profissão de ciclista. Foi na elite, sete vezes campeão da Copa Internacional, três vezes campeão brasileiro, campeão pela primeira vez de E-bike e até o ano passado rodava na categoria elite enfrentando os grandes nomes do pedal nacional e mundial, inclusive competindo com Henrique Avancini e outros pilotos bem mais novos que ele e sempre postulando entre os dez melhores. Rubinho também participou de três olímpiadas e foi o primeiro medalista brasileiro no pan-americano ao conquistar a medalha de prata no pan-americano do Rio de Janeiro em 2007. De aoordo com o ciclista ele sonhava há muito tempo com esse título que acabou chegando na categoria máster. De acordo com ele o seu principal adversário na Áustrália foi o representante espanhol,Patxi Cia Apezteguia. Segundo Rubinho, seu adverário largou na frente subindo forte, mas com o passar das voltas, Rubinho percebeu que seu adverário não descia bem e foi num destes momentos que ele aproveitou para ultrapassá-lo e segurar a primeira posição após 6 voltas na pista com tempo de 1h18min12seg conquistanto o título da categoria máster 45 a 49 anos.
O Brasil ainda fez mais dois campeões., Diego Vincentini na categoria máster 35 a 39 anos com tempo de 1h21min34seg e Merie Liliani que conuistou o título pela segunda vez na categoria 35 a 39, sendo a única atleta a completar as cinco voltas da bateria com tempo de 1h18min12seg
RESULTADOS DOS DEMAIS BRASILEIROS
Cássia Garcia – 4a colocada na categoria máster 40 a 44 anos
Gustavo Angelone da Cunha – não completou – categoria máster 35 a 39 anos
Michell Pinto Diniz 5º colocado na categoria 40 a 44 anos
Fábio Luciano Siqueira – 5º colocado na categoria máster 50 a 54 anos
Carlos Henrique Barbosa – 10º colocado na categoria máster 60 a 64 anos