O Praia é campeão da Copa Brasil de vôlei feminino

O Praia é campeão em decisão emocionante (Foto/divulgação: Artur Moraes e Natan Schmidt

Num jogão de cinco sets, o Praia sagrou-se pela primeira vez campeão da Copa Brasil derrotando o Minas por 3 a 2 num grande clássico mineiro entre as duas melhores equipes brasieiras de volei feminino. A decisão foi em Santa Catarina, palco também das semifinais. O Praia passou pelo Flamengo por 3 a 0 e o Minas pelo Fluminense por 3 a 1 antes de chegar a grande final deste domingo (3)
O Praia venceu os dois primeiros sets em jogo de ponto a ponto.No primeiro set o Praia sempre se manteve à frente do placar mas  pela diferença minima até os dois pontos finais quando abriu a diferença de dois pontos fechando a parcial por 25 a 23 com ponto de bloqueio da central Adeniza. Pri Daroit, do Minas, foi a maior pontuadora do set com 6 pontos com pontuação em todos os fundamentos do vôlei
O ritimo do segundo set foi o mesmo com ponto lá e cá sem ninguém abrir muita vantagem. O Praia iniciou a parcial com Claudinha no sa\que e fez o primeiro ponto. O set foi de vários ralis emocionantes e muita disputa com vitória do Praia por 29 a 27 com o último sendo de Kuneztosa e com duração de 40 minutos.
Os dois sets seguintes foram do Minas com destaque para Kisy, maior pontuadora do jogo com 37 pontos. O Minas fechou em 25 a 22l  No quarto set o Minas cresceu de produção e fechou com tranquilidade a parcial por 25 a 16 em um  momento muito ruim do Praia. Tudo ficou igual e a decisão foi para o tie breike. No tempo extra o Praia abriu uma grande vantagem e virou de quadra com vantagem de 8 a 5. O Minas foi buascar e passou a frente e teve o set  do jogo nas mãos fazendo 14 a 13, mas Kuneztova foi atrás empatando por 14 a 14 e em seguida colocou o Praia em vantage 15 a 14 e fechou a contagem em 16 a 14 em erro de Kisy, do Minas. As emoções aumentaram quando o tecnico minastenista, Nicola Nego pediu desafio de toque na rede. Não houve a vibração das meninas do Praia foi monstruosa. A russa Sophia Kuneztosova foi escolhida a melhor de jogo e também a maior pontuadora do Praia com 26 pontos.