Coluna Esporteagora

Divinópolis 12 de outubro de 2023 -Quinta-feira – Primavera – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida
Um bom dia Alegre para todos, em especial para o EDUARDO MARTINS e ROMÃO, da Pousada Peixe Vivo, em Santo Hilário. Salve, salve.
Good Morning para quem é de Good Morning, Aleluia para quem é de Aleluia e Saravá para quem é de Saravá.

MOUNTAIN BIKE

Nino Schurter alcança o nono título da Copa do Mundo

 

Nino pela nona vez campeão da Copa. Foto: UCI

Terminou domingo passado a temporada 2023 da Copa do Mundo de Mountain Bike com a etapa de Mont-Sainte-Anne no Canadá. Embora o suiço Nino Schurter tenha terminado na 14a posição da prova, mesmo assim sagrou-se campeão da Copa já que seus concorrentes não lhe conseguiram alcançar na pontuação. O único que poderia lutar por isso era o compatriota Mathias Fluckiger, porém ele teve dois furos de pneus o que lhe prejudicou bastante ao ponto de ser ultrapassado pelo inglês Thomas Pidcock, vencedor da prova de XCO, domingo passado no Canadá.
A jovem revelação do ano, a holandesa Puck Pieterse já havia conquistado o título feminino por antecipação na prova anterior nos Estados Unidos. No Canada ela fechou em segundo com a francesa Loana Lecomte conquistando o primmeiro lugar.

CANADÁ

A última etapa da Copa do Mundo aconteceu no final da última semana em Mont-Sainte-Anne e foi debaixo de lama e chuva na prova de domingo.
No Short Track de sexta-feira, vitória do francês Victor Koretzky no masculino e da suiça Laura Stigger no feminino. José Gabriel foi o melhor brasileiro no masculino com a 26a posição seguido de Ulan Galinsk na 32a colocação. No feminino a melhor marca foi de Karen Olímpio na 26a colocação seguida de Raiza Goulão na 37a posição.
Na Sub 23, no masculino, a vitória foi do francês Adrien Boichis. O brasileiro Gustavo Xavier ficou com a oitava colocação e Alex Malacarne com a 28a posição. No feminino a vitória foi da suiça Ronja Blochlinger. A única brasileira na competição, Giuliana Morgen ocupou a 14a colocação
A holandesa Puck Pieterse ficou com o título da Copa do Mundo no feminino do Short Track e o alemão Luca Schwarzbauer com o título do masculino.
No domingo a prova de cross olimpico (XCO) que definiria o título masculino com três concorrentes na parada; Nino, Fluckiger e Koretzky foi debaixo de lama.
No feminino a vitória foi da francesa Leona Lecomte e no masculino do inglês Thomas Pidcock. José Gabriel foi o melhor brasileiro na prova masculina ocupado a 44a posição, seguido de Ulan Galinsk na 51a colocação Entre as mulheres a melhor colocação foi de Raíza Goulão na 25a colocação a 10 minutos da vencedora, Karen Olímpio na 46a posição a duas voltas a menos e Hercília Najara na 55a colocação a três voltas a menos.
Mesmo chegando na 14a colocação o suiço Nino Schurter ficou com o título da Copa do Mundo pela nona vez, aumentando ainda mais a sua marca histórica de conquistas, sendo o maior campeão de todos os tempos.