Liga das Naçoes: Polônia e Alemanha abrem a fase final

Na fase de classificação os Estados Unidos venceram a Alemanha por 3 a 1. São favoritas no jogo de hoje (12/7) (Foto: Crédito FIVB)

Polônia e Alemanha abrem a fase final da Liga das Nações de Vôfei feminino hoje (12/7) às 18h (Brasília) em Arlington,Texas, Estados Unidos. É o encontro entre o primeiro colocado na fase de classificação e o oitavo. Quem vencer passa à semifinal
A Polônia é a atual sétima colocada no ranking mundial. Terminou a primeira fase da competição em primeiro lugar com 10 vitórias em 12 jogos disputados. Só perdeu para a Holanda e Estados Unidos. O time conta com o técnico italiano Stefano Lavarini que já treinou o MInas aqui no Brasil.
Os principais destaques da equipe são: a oposta Magdalena Stysak, líder na pontuação da Liga com 242 pontos, a central Agnioszka Korneluk, melhor block da competição com 43 pontos.
A Alemanha passa pela primeira vez da fase inicial da competição. Foi a oitava colocada na fase de classificação e atualmente é a 11a no ranking mundial. Seus principais destaques são a ponteira Hanna Orthmann com 202 pontos, a levantadora Pia Kastner, a líbero Anna Pogany e a central Camila Weitzel com 16 aces.

Estados Unidos x Japão

No jogo de fundo, às 21h30, os donos da casa, Estados Unidos que já tinham a classificação garantida por sediar a fase final,  que mesmo assim garantiu o segundo lugar na fase de classificação enfrenta o Japão. O seu treinador, o experiente  Karch Kiraly aproveitou a etapa para fazer algumas experiências. Os Estados Unidos são atualmente o campeão olímpico. Foi segundo colocado na fase de classificação com 10 vitórias. Kiraly teverá contar com a veterana Jordan Larson que até o momento não participou de nenhum jogo da equipe na liga.
O Japão tem a escola asiática de não deixar a bola cair. Classificou em sétimo lugar na Liga com 7 vitórias em 12 jogos e é a oitava colocada no ranking mundial. O volume de jogo é o principal trunfo das japonesas. O time tem como destaques a atacante Sarina Koga com 199 pontos e 17 aces, a levantadora Nanami Seki e a líbero Miniami Nishimura  que não deixa a bola cair.

BRASIL

O Brasil joga amanhã (13/7) contra a China. O time brasileiro perdeu para o time chines por 3 a 2 na estréia da fase de classificação da Liga. Quer a revanche. José Roberto Guimarães, treinador da seleção, terá o retorno da ponteira Kisy que foi poupada na terceira etapa da fase de classificação. Brasil e China jogam às 12h30 (Brasília) na preliminar de Turquia x Itália que jogam às 16h