Leozinho é campeão na Internacional Estrada Real e Giugiu é Vice-Campeã na Swiss-Cup

 

Com metade do time na Europa e outra metade no Brasil, os atletas da Sense Factory Racing não param de produzir bons resultados. Em Lugano, na Suíça, Giugiu Morgen conquistou um terceiro lugar na Sub-23 no XCO da Swiss-Cup e um segundo lugar na elite do short track, ficando em primeiro entre as atletas com menos de 23 anos – no mesmo campeonato, Luiz Cocuzzi ficou com um excelente sexto lugar na elite do XCO.

Enquanto isso, Leozinho de Castro e Rubinho Valeriano aceleraram nas trilhas de Ouro Branco, onde foi realizada a segunda etapa da Internacional Estrada Real. Na disputa, Leozinho sagrou-se campeão na Sub-17, enquanto Rubinho comemorou como vitória um épico quinto lugar na Super Elite.

Leozinho é campeão na Internacional Estrada Real, Rubinho é quinto na Elite
Depois de conquistar o Campeonato Pan-Americano de MTB na Sub-17 no fim do mês passado, o mineiro Leozinho de Castro voltou a brilhar no lugar mais alto do pódio no último final de semana. Isso porque, o atleta foi o mais rápido do dia na disputa do XCO da Internacional Estrada Real, cuja segunda etapa aconteceu entre os dias 19 e 21 de Maio em Ouro Branco, Minas Gerais.

 

 

Diferente do que aconteceu no Pan-Americano, onde Leozinho fez uma prova de recuperação, a vitória em Ouro Branco aconteceu de maneira menos complicada, com o atleta da Sense Factory Racing liderando a prova de ponta-a-ponta.

 

“Consegui fazer uma boa largada, já saindo em primeiro, e fui tentando abrir um gap logo na primeira volta”, explicou o jovem atleta.

 

 

“Na metade da primeira volta já tinha colocado uma boa distância para o segundo colocado, então fiz as outras três voltas só mantendo a distância, que mesmo assim foi aumentando de pouco em pouco”, complementou o atleta que, até este momento da temporada, está com 100% de aproveitamento, tendo vencido todas as provas em que largou.

Além disso, também em Ouro Branco, o lendário Rubinho Valeriano, um dos atletas mais icônicos do mountain bike nacional, terminou sua participação no XCO da Super Elite com o sexto lugar, um resultado excepcional em qualquer situação, mas ainda mais impressionante quando lembramos que Rubinho tem nada menos do que 43 anos de idade.

“A prova foi bem estratégica, já que consegui largar bem e durante a prova percebi que teria que manter. Estava em um pelotão grande e vi que alguns atletas estavam se atacando bastante”, comentou Rubinho.

 

“Achei melhor ir para frente e colocar o meu ritmo. Consegui abrir da galera e fui encostando no terceiro e no quarto. Cheguei perto deles, mas eles começaram a se ajudar com o vácuo e acabaram abrindo. Achei que estava na última volta e me enganei. Graças a Deus me hidratei muito bem, então tive gás para dar mais uma volta e me defender de outro atleta. Obrigado equipe Sense, hoje foi quinto lugar, estou muito feliz”, finalizou Rubinho.

Nos próximos dias 27 e 28, Leozinho e Rubinho encaram mais um desafio, desta vez na cidade mineira de Caxambu, largado no Campeonato Sul-Mineiro de XCO. Depois, entre os dias 23 e 25 de junho, os atletas estarão em Nova Lima para a segunda etapa da Copa Internacional de Mountain Bike.

Giugiu Morgen e Luiz Cocuzzi brilham na Swiss-Cup
Continuando sua temporada internacional que começou com a etapa de Nove Mesto da Copa do Mundo de MTB XCO, que aconteceu no último final de semana na República Tcheca, a Sense Factory Racing rumou para Lugano, na Suíça, onde aconteceu a terceira etapa da Swiss-Cup, a Copa Suíça de Mountain Bike, uma das séries locais de mais alto nível do mundo.

Na prova de XCO da sub-23 feminina, realizada na sexta-feira, Giugiu Morgen obteve um ótimo resultado ao ficar em terceiro lugar, e em sétimo na elite. A vencedora em ambas as categorias foi a suíça Ronja Blöchlinger.

“Foi um dia de aprendizado. Mais uma ótima experiência aqui na Europa, me senti bem durante a prova, e o circuito estava bem pesado e escorregadio devido à chuva, bem parecido com uma prova de cyclocross”, comentou a atleta.

Depois disso, no domingo, Giugiu andou demais no short-track, fechando a prova com a segunda colocação na Elite e a vitória na Sub-23. A mais rápida do dia foi a suíça Linda Indergand, bronze nos últimos jogos olímpicos, que cruzou a meta com apenas 10 segundos de vantagem para Giugiu.

“Foi uma corrida em um circuito bastante plano, com apenas uma subida e uma escadaria para descer que definiam a prova. Todas as vezes na subida aconteciam os ataques, e o pelotão foi se separando, diminuindo a cada volta”, comentou Giugiu.

“No fim restaram eu, a Linda e a Ronja, que é campeã europeia de Short-track. A Linda conseguiu abrir, eu cheguei em segundo e a Ronja em terceiro. Me senti bem, estava bem mais forte do que no XCO, e gostei muito da performance”, comemorou Giugiu.

Além disso, no XCO da elite masculina, Luiz Cocuzzi terminou sua participação com um excelente sexto lugar, sendo o único atleta não suíço a figurar no Top-15. O vencedor do dia foi Vital Albin.

Vim da República Tcheca onde não tive um resultado muito bom, mas fiz uma micro-base essa semana e estou treinando bastante. Cheguei um pouco cansado, mas fiz uma prova muito boa. Me mantive entre os ponteiros quase até o fim, mas acabei tendo uma queda e acabei em sexto”, explicou Cocuzzi.

“Essa prova foi uma preparação para a etapa Suíça da Copa do Mundo, então estou treinando bastante para me aclimatar bem e conseguir acompanhar o ritmo aqui na Europa, que está muito forte, para chegar na Copa do Mundo e fazer um bom resultado”, finalizou.

Depois desta prova, Giugiu e Cocuzzi ficam até o dia 15 de junho, quando a cidade de Lenzerheide sediará a etapa da Suíça da Copa do Mundo de MTB.