COPA DO MUNDO ELIMINATOR: Surpresa na Bélgica

 

Foto: Citymountainbike

A grande surpresa da 4ª rodada da Copa do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator acontecida no último sábado, na Bélgica foi um jovem da Noruega o talentoso Sondre Rokke vencedor da prova masculina, enquanto a campeã mundial da UCI, Gaia Tormena, conquistou mais uma vitória na Copa do Mundo UCI entre as mulheres
Aline Simões que se recupera de uma lesão e Marcela Lima foram as grandes ausentes brasileiras nessa etapa e por isso cairam na tabela de classificação. Aline passou da sétima para a décima posiçao e Marcela Lima, terceira no ano passado, pulou para a 19a colocação.
Ciclistas de todos os cantos do mundo se reuniram em Oudenaarde, bem no coração da Flandres, uma região onde o ciclismo quase se transformou em uma religião. Os torcedores locais saíram para ver o espetáculo, em uma pista traiçoeira da cidade, onde as velocidades subiram pelo telhado, e os erros acabaram custando muito caro.


O francês Lorenzo Serres, vencedor de Oudenaarde em 2021, correu para o primeiro lugar nas eliminatórias, enquanto a campeã alemã Marion Fromberger fez o melhor tempo no grupo feminino. Até aí para o esperado: nas baterias que antecederam as grandes finais, muitos dos grandes nomes saíram.

O campeão mundial da UCI, o francês Titouan Perrin-Ganier, foi eliminado por uma queda na final de 1/8,’ Simon Gegenheimer foi eliminado em uma disputada quartas de final. Line Mygdam com problemas mecaninocos e Annemoon van Dienst e Didi de Vries que caíram em uma das curvas fechadas do circuito não chegaram às semifinais femininas.

A bateria final da prova feminina acabou se transformando em mais um bom e velho duelo Fromberger-Tormena. Desta vez, foi Tormena a agarrar o poder, batendo Fromberger num impressionante empurrão para a linha. Depois de uma corrida forte, a sueca Agnes Abrahamsson conseguiu conquistar um merecido terceiro lugar.

Nada menos que três pilotos franceses chegaram à grande final masculina, mas, no final, todos foram derrotados por um aspirante a talento norueguês. Sondre Rakke, de 19 anos, que liderou a corrida do início ao fim, conquistando sua primeira vitória na Copa do Mundo UCI. Lorenzo Serres teve que se contentar com a prata, terminando na frente dos compatriotas Quentin Schrotzenberger e Thibaut Kahlhoven.


“Este dia começou muito, muito mal”, contou Tormena sobre sua corrida. “Não me senti no ‘quali’, então meu objetivo do dia era chegar à final, só pensando no geral. Fiz uma quartas de final bem lenta, mas algo aconteceu nas minhas pernas – e, acima de tudo, na minha mente. Comecei a estudar meus adversários, fiz uma final conservadora, tentando conquistar meu melhor resultado. E, no final, ganhei. Assim como em Leuven. Parece que a Bélgica é o meu país de sorte. Obrigado Bélgica!”

“Foi muito surpreendente se sentir tão forte hoje”, disse Sondre Rokke após sua grande vitória, depois de vencer a corrida da Continental Series em Falun no início deste ano. “Foi uma corrida muito dura, com certeza, desde o início. E quase cozinhei demais no último salto. É tão bom que consegui ficar na frente até o final! Gostaria de fazer mais algumas corridas eliminatórias nesta temporada. Seria divertido correr em Espanha, em Girona e Barcelona, ainda este ano!”

Resultados masculinos – UCI Mountain Bike Eliminator World Cup Oudenaarde

1. Sondre Rokke (NOR)
2. Lourenço Serres (FRA)
3. Quentin Schrotzenberger (FRA)
4. Thibaut Kahlhoven (FRA)
5. Nils-Obed Riecker (GER)

Resultados femininos – UCI Mountain Bike Eliminator World Cup Oudenaarde

1. Gaia Tormena (ITA)
2. Marion Fromberger (GER)
3. Inês Abrahamsson (SWE)
4. Clauzure de Coline (FRA)
5. Merili Sirvel (EST)

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Masculina

1. Titouan Perrin-Ganier (FRA) – 188 pontos
2. Simon Gegenheimer (GER) – 161 pontos
3. Thibaut Kahlhoven (FRA) – 146 pontos
4. Quentin Schrotzenberger (FRA) – 142 pontos
5. Felix Klausmann (GER) – 123 pontos

Feminina

1. Gaia Tormena (ITA) – 278 pontos
2. Marion Fromberger (GER) – 226 pontos
3. Annemoon van Dienst (NLD) – 144 pontos
4. Agnes Abrahamsson (SWE) – 103 pontos
5. Didi de Vries (NLD) – 97 pontos
10. Aline Simões (BRA)- 66 pontos
19. Marcela Limas (BRA) – 22 pontos