Sense Factory Racing encerra CIMTB 2023 com dois títulos e mais vitórias, Caio Godoy sagra-se vice campeão do L’Etape Brasil

Etapa de Congonhas (MG) da Copa Internacional de MTB foi marcada por vitórias e títulos para Leozinho de Castro, Rubinho Valeriano e Giugiu Morgen. Caio Godoy é vice no L’Etape Brasil

Mais uma vez, a Copa Internacional de Mountain Bike, uma das séries de competições de MTB XC mais importantes do Brasil, foi palco de vitórias e conquistas para a Sense Factory Racing, equipe oficial da Sense Bike. Desta vez, as disputas aconteceram em Congonhas, Minas Gerias, cidade que sediou a última etapa da CIMTB 2023, coroando os vencedores na classificação geral desta temporada, entre os dias 23 e 25 de setembro.

Em um fim de semana com motivos de sobra para comemorar, a equipe saiu com três primeiros lugares: Leozinho de Castro na Sub-17, Giugiu Morgen na Sub-23 e Rubinho Valeriano nas e-bikes. De quebra, Leozinho e Rubinho sagraram-se campeões da temporada em suas respectivas categorias.

Leozinho de Castro é campeão na Sub-17

Leozinho-faz-boa-largada-Foto: Ultrafotos/S2-Sports/Divulgacao

Com certeza, o nome Leonardo de Castro será ouvido por muitos anos no cenário do MTB nacional. Isso porque, em sua primeira temporada correndo por uma equipe de grande porte, o atleta conquistou nada menos do que 12 vitórias em 13 competições disputadas e, com isso, tem tudo para se posicionar como um dos principais mountain bikers do país nos próximos anos.

 

 

Na Copa Internacional de MTB 2023, Leozinho conquistou o primeiro lugar em três das quatro etapas da série, com vitórias em Araxá em Abril, Nova Lima em junho e agora em Congonhas. Devido ao cansaço acumulado, o atleta acabou chegando em quarto lugar na etapa de Taubaté (SP), em agosto. Mesmo assim, a camisa rosa de líder da classificação geral da Sub-17, que ficou com ele durante toda a temporada, agora vai para a casa do atleta de forma definitiva.

Leozinho comemora título Foto: Ultrafotos/ S2 Sports/Divulgação

Além de diversas outras vitórias, o jovem mineiro ainda conquistou o Campeonato Brasileiro de MTB XCO e o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Mais do que isso, Leozinho vem progredindo de forma constante e, além de manter seus pontos fortes, vem corrigindo seus pontos fracos, como era o caso de suas largadas

 

“Foi uma prova bem dura, mas consegui fazer uma boa largada e me posicionar entre os quatro primeiros. Na parte da trilha, o atleta que estava na minha frente cometeu um erro e acabamos perdendo tempo, o que permitiu que o primeiro lugar abrisse um gap”, comentou Leozinho depois da prova.

“Mantive meu ritmo e, de pouco em pouco, fui conseguindo tirar tempo. No fim da primeira volta consegui me aproximar e na segunda, cheguei. Na subida mais inclinada da trilha fui para frente, ataquei e consegui abrir um bom gap. Depois disso, fui mantendo o ritmo e consegui ampliar a vantagem durante a última volta”, finalizou o atleta, que usou sua versátil Sense Invictus Factory ao longo da temporada, e também para vencer na CIMTB.

 

O próximo desafio de Leozinho de Castro está marcado para o MTB Festival, competição que acontece em Mairiporã, São Paulo, entre os dias 12 e 15 de outubro, na mesma pista onde será realizada a etapa brasileira da Copa do Mundo de MTB no ano que vem.

Rubinho Valeriano é campeão nas E-Bikes

Rubinho é campeao nas e-bikes. Foto: Ultrafotos/S2-Sports/Divulgacao.

Depois de conquistar o título de “lenda do MTB nacional” ao ser um dos primeiros mountain bikers de nível olímpico do Brasil, Rubinho Valeriano mais uma vez prova que não tem medo de inovar ao sagrar-se campeão das e-bikes na temporada 2023 da CIMTB, repetindo seu título do ano passado.

 

 

Além de conquistar o título, Rubinho também venceu todas as etapas da Copa Internacional de MTB 2023 na categoria E-MTB Pró Maculino, um resultado simplesmente impressionante para o veterano atleta.

“A prova, no início, foi bem disputada entre eu e o Samuel Freire, mas na terceira volta o pneu dele furou. Continuei na mesma tocada, aproveitando uma pista bem divertida e bem técnica”, explicou Rubinho, destacando que nem sempre estar de elétrica torna as coisas mais fáceis.

“A pista era difícil para e-bikes, já que tivemos muitos cotovelos, onde você precisa ter uma boa noção da bike. Felizmente, a calibragem dos pneus e da suspensão foram perfeitas, então consegui ser campeão da Copa”, complementou Rubinho, que correu a temporada 2023 com uma Exalt E-Trail.

De quebra, o atleta ainda terminou em quinto lugar o Short-Track da Super Elite, correndo com uma Sense Impact hardtail com quadro de alumínio.

“Uma satisfação enorme hoje. Muito feliz com meu desempenho e também com a bike, que hoje me ajudou muito. Foi uma prova rápida, exigindo muito do equipamento e do preparo do atleta, com muitas curvas, arrancadas e subidas curtas, onde a bike desenvolve muito”, explicou Rubinho.

“O pessoal que estava comigo sofreu porque estavam com bike full. Eu pedalei uma bike de alumínio muito rígida, que desenvolvia mais rápido na subida. Com isso fui ganhando posições e confiança e no final deu tudo certo, com mais um Top-5 na Super Elite”, finalizou o veterano atleta.

Rubinho acelera nas e-bikes – Foto: Ultrafotos _ S2 Sports/Divulgação.

Assim como Leonardo de Castro, Rubinho também deve encerrar sua temporada no MTB Festival, em outubro, na cidade paulistana de Mairiporã.

 

 

 

 

 

Giugiu conquista a vitória em Congonhas

 

Giugiu na disputa. Foto: Ultrafotos/S2 Sports/ Divulgação.

Com mais uma temporada super consistente, Giugiu Morgen foi a mais rápida do dia na Sub-23, com outra vitória confirmando seu posto como uma das atletas mais rápidas do Brasil. Na etapa de Congonhas de CIMTB, Giugiu não só venceu em sua categoria como também chegou em segundo lugar na geral, ficando atrás apenas da vencedora da Elite, Karen Olimpio.

 

 

“A prova foi bem disputada e gostei bastante da disputa que tive com a Karen, mesmo que ela tenha saído com a melhor no final”, afirmou Giugiu, explicando que o intenso calor do dia afetou um pouco seu desempenho.

“Confesso que, ao longo das voltas, conseguia ver que o calor fazia meu desempenho dar uma baixada. Mesmo assim fui para a cabeça tentando sustentar. A prova teve seis voltas e passou um pouco de uma hora e meia, então foi muito duro”, finalizou Giugiu.

Giugiu vence na Sub-23 . Foto: Ultrafotos/ S2 Sports/Divulgação

O próximo desafio da atleta acontece na etapa canadense da Copa do Mundo de MTB XC, que acontecerá em Mont-Sainte-Anne, entre os dias 6 e 8 de outubro.

 

 

 

 

Além dessas vitórias, a Swift Bicycles Pro Cycling Brasil, equipe de estrada que representa a S2 Sports em provas de pistas

Segundo Nildo Guedes, relações públicas da equipe, o resultado foi fruto de um trabalho em conjunto, que apostou na estratégia de ter sempre um atleta na fuga, preparando o terreno para Godoy jogar suas fichas na subida da Serra Velha. Depois de acelerar na montanha, o atleta foi superado no sprint por João Gaspar.

Giugiu vence na Sub-23. Foto;Ultrafotos/ S2 Sports/Divulgação

Além do resultado extremamente importante, a prova serviu como preparação para outros desafios da equipe. Agora, a equipe foca suas atenções em uma série de provas que acontecem no Sul do País, e também na prova de estrada dos Jogos Pan-Americanos, que acontecerá no dia 29 de outubro em Santiago, no Chile.