
A neozelandesa Samara Maxwell é a nova campeã da Copa do Mundo de mountain bike cross country olimpico ao chegar na segunda colocação na rodada do Canadá, em Sainte Anne neste domingo (12/10). A prova teve a vitória da suéca Jenny Rissveds que em fase espetacular simplesmente quebrou a marca de Pauline Ferrand Prevot abrindo 3 minutos e 30 segundos da segunda colocada. Evie Richards fechou o pódio em terceiro na prova feminina.

A suiça Ronja Blochlinger largou na frente, mas não teve muito sucesso porque já no Start Loop Jenny Rissveds colocou a roda na frente e foi aumentando o gap até bater o recorde. A briga ficou para a última vaga do pódio, já que Samara também distanciara do pelotão perseguidor. A princípio disputado por Evie Richards, Sina Frei, Alessandra Keller e Lill Candice. Por fim a briga ficou somente entre Evie Richards e Sina Frei que revesaram posição até os metros finais, quando Evie atacou e Sina não conseguiu acompanhá-la. Evie, então, ficou com a terceira posição do pódio.

Evie campeã do XCC
No masculino os favoritos andaram praticamente juntos as primeiras voltas. O chileno Martin Vidaurre assumiu a primeira colocação dando idéia que chegaria a sua primeira vitória. Lucas Martin, que era também um dos favoritos, sofreu uma queda, assim também como o campeão Blevins. No final a briga ficou entre o britanico Charlie Aldridge que atacou na última volta e Vidaurre não conseguiu acompanhá-lo por sentir caimbras. Terminou em segundo o que também lhe garantiu o vice campeonato.
GIU GIU TERMINA NA DÉCIMA SÉTIMA POSIÇÃO
A única brasileira no Canadá, Giuliana Morgen (Giu Giu) terminou a prova deste domingo (12/10) na décima sétima posição na Sub 23 feminina, ela que foi a sensação no Short Track chegando a sua melhor colocação na Copa na quarta posição. Mesmo assim o seu desempenho foi bastante importante para a sua melhoria no ranking da UCI. A vitória no feminino foi para a dona da casa Isabella Holmgren que também sagrou-se campeã da temporada, o mesmo acontecendo com o suiço Finn Treudler, vencedor da prova entre os homens e também do campeonato.
RESULTADOS
Elite Feminina
1. Jenny Rissveds – Suécia – 1h20min35seg
2. Samara Maxwell – Nova Zelândia
3. Evie Richards – Grã Bretanha
4. Sina Frei – Suiça
5. Alessandra Keller – Suiça
Elite Masculina
1. Charlie Aldridge – Grã Bretanha – 1h21min41seg
2. Martin Vidaure – Chile
3. Mathis Azarro – Suiça
4. Adrien Boichis – França
5. Marcel Guerrini – Suiça
SUB 23
Masculino
1. Finn Treudler – Suiça – 1h13min11seg
2. Gustav Pedersen – Dinamarca
3.Nael Rouffiac – França
4. Maxime Lhomme – Suiça
5. Olivia Onesti – França
Feminino
1. Isabella Holmgren – Canadá – 1h14min49seg
2. Vida Lopez de San Roman – Estados Unidos
3. Valentina Corvi – Itália
4. Fiona Schibler – Suiça
5. Olivia Onesti – França
17. Giuliana Morgen – Brasil
CAMPEONATO
Elite Masculina
Campeão – Christopher Blevins – Estados Unidos
Vice campeão – Martin Vidaure – Chile
Bronze – Luca Martin – França
Elite Feminina
Campeã: Samara Maxwell – Nova Zelandia
Vice campeã: Jenny Rissveds – Suécia
Bronze – Evie Richards – Grã Bretanha


