Além disso, Swift Carbon Pro Cycling Brasil também conquista ótimos resultados no Tour a Catamarca, em busca dos importantes pontos da UCI
Com mais uma semana de bons resultados, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil aproxima-se da metade da temporada com força total. Isso porque, apenas nos últimos dias, o time oficial da Swift Carbon conquistou importantes vitórias na Europa, com Lauro Chaman, e dois Top-5 no Tour da Catamarca, competição argentina com quatro etapas que terminou ontem, dia 7 de maio.
Além disso, a equipe já está se preparando para a disputa da Vuelta a Formosa, que acontece na Argentina a partir do dia 11 de maio, e também para a defesa da liderança da Copa do Mundo Paraciclismo na última etapa da disputa, que acontece nos Estados Unidos no fim deste mês.
Lauro Chaman brilha no velho continente
Lauro Chaman, Bi-Campeão Mundial de Paraciclismo, medalhista de prata e bronze nos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro e atual Campeão Brasileiro de Contrarrelógio no ciclismo “convencional” não para de gerar resultados incríveis.
Entre os dias 20 e 24 de Abril, o atleta estave em Maniago, na Itália, participando da primeira das três etapas da Copa do Mundo de Paraciclismo 2023. No País da Bota, ele ficou com a medalha de ouro no contra-relógio na categoria C5, com o tempo de 34m09s, batendo o francês Kevin le Cunff por cerca de 5 segundos. Na disputa de estrada, a situação se inverteu, com Le Cunff ficando com o ouro e Lauro com a prata.
Depois disso, no dia 30 de Abril, Lauro conquistou uma das vitórias mais destacadas de sua carreira ao vencer a clássica belga Ronde in Vlaanderen Brugge-Ronse, competição de paraciclismo que passa pelas mesmas estradas da monumental Ronde van Vlaanderen, o Tour de Flanders, uma das competições mais importantes da temporada do ciclismo profissional.
“Agradeço muito a Deus por todo esse momento em minha vida. Essa conquista foi muito legal, por competir onde correm, e correram, os maiores atletas do mundo, e por onde passam várias provas importantes no cenário mundial. Vejo que o esporte paralímpico está crescendo cada vez mais, e o ciclismo paralímpico também, então fico feliz e grato em fazer parte desse movimento. Foi uma vitória especial porque passamos por lugares com muitas pessoas assistindo, muitos torcedores e prestígio do público”, explicou.
Depois disso, entre os dias 4 e 7 de Maio, o ciclista esteve em Ostend, na Bélgica, para a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo de Paraciclismo. Lá, ele ficou com a medalha de Bronze no contra-relógio e o quarto lugar na estrada, à frente de Kevin le Cunff, para assumir a liderança na pontuação. Com isso, a decisão vai acontecer entre os dias 26 e 28 de Maio em Huntsville, no Alabama, com a última etapa da Copa do Mundo de Paraciclismo 2023.
“Na primeira etapa na Itália ganhei o contra-relógio e fiquei em segundo na de estrada, invertendo o resultado com o francês que é atual campeão mundial de estrada e atual campeão paralímpico, um cara muito forte e com muitas qualidades”, explicou Lauro.
“Ficamos empatados, mas o critério de desempate era a prova de estrada, então ele ficou com a camisa. Na segunda etapa na Bélgica fiquei em terceiro no contrarrelógio e ele ficou em quinto, então minha estratégia era chegar no máximo um lugar atrás dele, e o mais para frente possível, na disputa de estrada. Na corrida, ele atacou em um momento crítico, mas consegui sair em um contra-ataque com outros atletas, com ele sem reforço dos dois outros franceses”, complementou.
“Depois disso a corrida se quebrou, com uma fuga à nossa frente, e depois um grupo comigo, dois holandeses, um ucraniano e um australiano. Consegui ficar em quarto lugar e com a liderança na geral. Fico muito feliz em voltar para esta camisa. Temos mais duas corridas na última etapa e, se Deus quiser, vamos conseguir fazer mais duas boas corridas para segurar a camisa até o final do campeonato. Mais uma vez, tenho que agradecer a todos da equipe Swift por tudo o que ela faz por mim”, finalizou o atleta.
Swift Carbon Pro Cycling Brasil em busca de pontos UCI na Argentina
Desde o início da temporada, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil vem acumulando pontos para o Ranking de equipes da UCI, correndo provas de destaque dentro e fora do país. Por isso, os resultados obtidos no Tour a Catamarca, competição com quatro etapas realizada na Argentina entre os dias 4 e 7 de maio, são super importantes.
Vale destacar que a Swift Carbon Pro Cycling Brasil é a única equipes com licença e estrutura Pro-Continental no Brasil, e que atualmente ela está na 69º colocação do ranking de equipes da entidade máxima do ciclismo.
Competindo em alto nível contra grandes nomes do ciclismo na América do Sul, a equipe saiu da prova com um Top-5 e um quarto lugar, conquistados pelo velocista Kacio Freitas, em uma prova criada para destacar os escaladores, com apenas duas etapas menos montanhosas.
O quinto lugar de Kacio veio no segundo estagio da competição. Naquele dia, o pelotão encarou um sprint em grupo depois de 118.3 km, com 605 metros de ganho vertical. Na última etapa, realizada em um circuito dentro da cidade de San Fernando del Valle de Catamarca, o ciclista beliscou o pódio, terminando o sprint em quarto lugar.
Para a Vuelta a Formosa, as expectativas são ainda maiores, já que trata-se de uma competição com etapas mais planas, uma situação na qual a equipe tende a oferecer um melhor desempenho – a equipe estará presente com Kacio, João Pedro Rossi, Indinho, Otávio Gonzeli e José Luis Rodrigues.
A Swift Carbon Pro Cycling Brasil tem os patrocínios de Free Force, Grupo Avante, Probiótica, Michelin, Sentec, Mavic, HB, Magene, NBT, Elephant, Fizik, Camelbak, Bodytech e TheUnit.