Coluna Esporteagora

Silvana Chaves (Primeira à esquerda) foi pódio na elite feminina na temporada passada da Estrada Real disputando em casa e quer repetir a dose o ano que vem. (Foto divulgação)

Divinópolis 2’1 de dezembro de 2023 – Quinta-feira – Primavera – Amanhã é verão.
Um bom dia Alegre para todos, em especial para a CRISTINA GONTIJO (Kika) que se recupera de cirurgia. Salve, salve.
Good Morning para quem é de Good Morning, Aleluia para quem é de Aleluia e Saravá para quem é de Saravá.

MOUNTAIN BIKE
Arcos abre a temporada 2024 da Copa Internacional Estrada Real

A vizinha cidade de Arcos será palco da abertura da Copa Internacional Estrada Real de Mountain Bike. A cidade que fechou a temporada deste ano mais uma vez faz parte da competição que a cada ciclo vem caindo no gosto do competidor nacional e sulamericano. A exemplo das temporadas passadas, a Copa será disputada em três etapas, com a largada inicial em março na cidade Arcos, depois passando por Itabirito, palco da abertura deste ano e fechando na cidade de Ouro Branco. Todas elas em Minas Gerais. Henrique Avancini foi o vencedor da etapa de Arcos, antes de seguir para a disputa do mundial onde foi campeão pela segunda vez. Só que no ano que vem o público torcedor de Arcos não terá o campeão mundial que anunciou aposentadoria em agosto. As atenções então estarão voltadas para José Gabriel que vem conquistando a preferencia dos torcedores e tem tudo para fazer o nome na história do mountain bike internacional como foi Henrique Avancini. As inscrições para etapa de Arcos assim como o Combo das demais etapas já estão em aberto no site do evento. A Copa Internacional Estrada Real é disputada em três modalidades. o XCC, Short Track, que acontece na sexta-feira, o XCO, Cross Country Olímpico, que acontece na manhã do sábado e XCM, a tradicional Maratona, que é realizada no domingo pela manhã fechando a etapa A etapa de Arcos está marcada para os dias 8 a 10 de março, a etapa de Itabirito de 29 a 31 de março e a de Ouro Branco de 17 a 19 de maio. Transmissão ao vivo pela internet. Basta lembrar que a competição vale pontos para a UCI e para os Jogos Olimpicos da França.

A PISTA PARA A COPA DO MUNDO JÁ ESTÁ PRONTA

A equipe comandada por Rogério Bernardes concluiu no último final de semana as obras de construção da pista para as Copa do Mundo de Mountain Bike, etapa brasileira de Araxá. A pista que já era considerada por todos, inclusive pelos comissários da UCI, como uma das melhores do mundo recebeu algumas mudanças para atender as exigências da União Internacional de Ciclismo. Uma delas é a redução do percurso que passa de 4,5km para 3.2km. A vantagem é que o público terá acesso em quase sua totalidade e também o direito de assistir pelo telão que será montado pela Discorver detentora do direito de transmissão exclusiva para 192 países. Rogério espera a presença de 30 mil torcedores. A venda antecipada está sendo surpreendente depois que foram liberados os hotéis para o público em geral. Também há disponibilidades de sítios e casas para aluguel. Já a pista está aberta para quem quiser dar uma voltinha de bike por lá. Confirmada a presença de 100 atletas estrangeiros de 48 países. O Brasil estará presente com o que há de melhor. Fala-se até na volta de Avancini para essas duas provas no Brasil como despedida do público brasileiro. Se isso acontecer mesmo será um grande presente para os Brazucas.