Coluna Esporteagora

Divinópolis 5 de outubro de 2023 -Quinta-feira – Primavera –
Um bom dia Alegre para todos, em especial para o ex-presidente bugrino MARCELO MOREIRA, de volta a Divinópolis após 20 anos morando no Espírito Santo. Salve, salve.
Good Morning para quem é de Good Morning, Aleluia para quem é de Aleluia e Saravá para quem é de Saravá.

MOUNTAIN BIKE

Puck Pieterse é campeã antecipada da Copa do Mundo

A jovem holandesa Puck Pieterse, de apenas 21 anos, é a nova campeã da Copa do Mundo de Mountain Bike, cross country (XCO) na elite feminina. Com a sexta posição conquistada na etapa de Snowshoe nos Estados Unidos, domingo passado, conquistou o título, ja que não mais poderá ser alcançada por ninguém. A briga agora fica para a disputa do segundo lugar entre Mona Mitterwallner com 1.352 pontos e a francesa Leona Lecomte com 1.211 pontos, na prova deste domingo no Canadá, última da temporada.
A etapa dos Estados Unidos teve no Short Track de sexta-feira (29) a vitória de Victor Koretzky no masculino e de Evie Richards no feminino. Henrique Avancini foi o melhor entre os brazucas ocupando a 32a posição, seguido de Zé Gabriel na 33a e Ulan Galinsk na 36a colocação. Isso entre os homens. Quanto as mulheres, Karen Olimpio foi a melhor ocupando a 33a posição, seguida de Raíza Goulão na 38a colocação.

Avancini se despede da Copa na 25a posição nos Estados Unidos. Foto: Piva/Red Bull

No cross olimpico (XCO) de domingo, no masculino, a vitória foi de Jordan Sarrou em sprint final com Nino Schurter. A decisão do título fica para o Canadá domingo (8). Nino lidera com 1.433 pontos seguido de Jordan Sarrou com 1.344 pontos e Mathias Fluckiger com 1.266 pontos.
Henrique Avancini fez sua última apresentação pela Copa do Mundo. Na despedida e aposentadoria fechou a competição na 25a colocação, a melhor entre os brasileiros. Zé Gabriel foi o segundo na 32a colocação e Ulan Galinsk na 50a posição.
No feminino a vitória foi de Laura Sttigger com tempo de 1h21min56seg
Raíza Goulão foi a melhor entre as brasileiras ocupando a 25a posição seguida de Karen Olímpio na 37a e Hercília Najara na 49a colocação.

GIU GIU NA 12a COLOCAÇÃO DA SUB 23

A única representante brasileira na categoria Sub 23 de Snowshoe nos Estados Unidos foi a atleta da Sense, Giuliana Morgen (Giu Giu). Ela conquistou, no XCO, a surpreendente 12a colocação. Foi também o seu melhor desempenho até agora na competição o que lhe dá mais moral para a prova do final de semana no Canadá. A Sub 23 feminina teve a vitória no XCO de Samara Maxwell, da Nova Zelândia com tempo de 1h10min49seg. Giu Giu fechou a prova em 1h18min35seg e somou 42 pontos no ranking da UCI. Antes, no Short Track, Giuliana Morgen ocupou a 29a colocação em prova que teve vitória de Ronja Blochlinger.

No masculino Sub 23, no XCO, a vitória foi Carter Madeiras com tempo de 1h10min27seg. O brasileiro Alex Malacarne ficou com a sétima colocação com tempo de 1h12min23seg e Gustavo Xavier com a 32a colocação com tempo de 1h26min29seg
No Short Track vitória de Riley Amós com Alex na sexta posição e Gustavo Xavier na sétima colocação.