Coluna Esporteagora

Divinópolis 7 de dezembro de 2023 – Quinta-feira – Primavera –
Um bom dia Alegre para todos, em especial para o ENFERMEIRO, irmão do Tuil Onça. Salve, salve.
Good Morning para quem é de Good Morning, Aleluia para quem é de Aleluia e Saravá para quem é de Saravá.

MOUNTAIN BIKE
Onça do Pitangui abre a temporada 2024 do MTB
A prova mais longeva do pedal mineiro, o Intercity de Onça do Pitangui abre a temporada oficial do mountain bike de Minas Gerais. A competição acontece pela 29a vez, todas elas seguidas de sucesso. O atleta de Pará de Minas, Edgar do Pilar é o único que participou de todas temporadas, sendo que por ocasião de sua vigéssima presença consecutiva foi homenageado pela organização da competição.
O Intercity de Onça está marcado para o dia 28 de janeiro com a largada acontecendo às 9h. Basta lembrar que a corrida de bike não parou nem por conta da pandemia da covid. É uma prova tradicional por onde passaram os principais atletas brasileiros do passado e da atualidade, entre eles os atletas olímpicos, Jaqueline Mourão, a primeira mulher a participar da prova, e Rubinho Donizete, além de vários campeões brasileiros entre eles Uirá de Castro, Victor Tabosa (campeão panamericano) Hugo Prado, Nícolas Machado, Marcelo Cândido, Mário Couto, Dilermando de Fátima e muitos outros. Também as principais atletas da atualidade e melhores do país Karen Olímpio e Isabella Lacerda, mais as lendas Hérica Gramiscelli e Letícia Cândido. Além de um grande desafio para os atletas, devido ao relevo da região com muitas subidas e descidas fortes, a prova tem sido escada para os futuros atletas brasileiros. Muitos são revelados em Onça do Pitangui, cuja dificuldade do percurso só é comparada ao Iron Biker. As inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla.

SANTANOEL

Todos os anos o mais antigo piloto de mountain bike em atividade em Divinópolis, Alexandre Santana promove o Santanoel que nada mais é uma reunião de amigos do pedal para comemoração da chegada do natal, dai a nomeclatura, Santa, do próprio nome Santana e Noel de papai Noel. Depois de um encontro próximo a Honda no Alto do Parque de Exposições, os atletas seguem para Marilândia e Beira Rio em bate e volta; 40km Marilândia, 75km até Beira Rio. Não é disputa, não tem inscrição nem premiação. É só comparecer no local às 7h de domingo (10/12) horário da largada.Alexandre Santana começou no mountain bike em 1994, sendo um dos pioneiros da cidade ao lado de Joaquim Medeiros em provas do campeonato mineiro. Santana continua em atividade e só faturando vitórias, a última foi na Copa Cajuru, recentemente, quando foi ganhador da sua categoria. Até o momento estão confirmados para o Santanoel, os ciclistas Juninho Caminhões, Santana, Chuck, Fred, Paulo Pelota NS, Jonatas Super Gêmeos BH, Heleno e Goiaba. É esperado muito mais ainda.

RACHÃO DO HELMO

No mesmo dia, só que do lado oposto da cidade, perto do aeroporto Brigadeiro Cabral, o atleta divinopolitano Helmo Araújo promove um rachão entre os amigos com premiação em dinheiro e medalhas para todas as categorias. O percurso será de 45km e a premiação no Haras, próximo do local de largada. Inscrições a 30 reais com o próprio Helmo. Largada às 8h30.